quarta-feira, 4 de julho de 2012

O que diz a Igreja sobre os anjos:




Santo Agostinho, um dos Pais da Igreja, escreve: "Os anjos estão conosco em toda hora e todo lugar, com muita atenção e incansável empenho nos auxiliam e prevêem nossas necessidades e se portam como mediadores entre nós e Deus e elevando a Ele nossos gemidos e suspiros... acompanhando-nos nas nossas viagens eles vão e voltam conosco atentos e observadores do nosso comportamento: se estamos sendo honestos e honrados em meio à maldade que nos cerca e observando a nossa intenção no empenho da salvação eterna." 


Concílio de Florença no ano de 1441, falou assim a respeito dos anjos:
“A sacrossanta Igreja romana crê firmemente, professa e prega que um só é o verdadeiro Deus…, que é o criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, o qual quando quis, por sua vontade criou todas as criaturas, tanto espirituais como corporais”.
Dizendo isso o Concílio deu crédito aos seres espirituais, e os anjos são seres espirituais. Já no Concílio de Trento no ano 1563 reafirmou que:
“Deus criou também, do nada, a natureza espiritual e inumeráveis Anjos para que o servissem e assistissem”.
E veja bem essa afirmação: Os anjos assistem a Deus, e não a nós. Isso é muito importante! Por que existem pessoas, e muitas vezes de uma certa caminhada na Igreja, que pensa ao contrário. Pensam que Deus designou um anjo para fazer minhas vontades e caprichos. Não. Os anjos servem unicamente a Deus. Porém Deus no seu infinito amor de misericórdia, nos deu anjos para nos auxiliarem nesse caminho árduo de volta a eternidade. Os anjos não são nossos escravos. Eles servem ao Deus altíssimo. E isso vai de encontro a toda e qualquer doutrina que venha a afirmar o contrario. Os seres espirituais não vivem em cima do muro. Ou servem a Deus (anjos) ou não (demônios). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário